Pequena mas altaneira, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo domina, desde o topo de uma colina, um planalto que se estende até ao Vale do Douro (a norte) e a Espanha (a leste). Tal situação estratégica torna compreensíveis os vestígios que nela perduram por ter sido alvo de cobiça e ocupação de tantos povos quantos a vislumbraram: Foi castro Vetão, mais tarde ocupado pelos romanos, seguindo-se-lhe a presença de mouros e a reconquista cristã em favor do reino leonês. Só em 1297, com a assinatura do Tratado de Alcanizes passa definitivamente para território português.

Foi aqui, a 7 de Julho de 1664, que se travou a famosa Batalha de Castelo… Rodrigo, onde as tropas portuguesas, comandadas por Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram o exército espanhol do Duque de Ossuna – um feito notável a que o Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo rendeu recente homenagem ao comemorar o 350º aniversário da efeméride.

Secular lugar de passagem dos peregrinos que rumavam a Santiago de Compostela, Castelo Rodrigo perdura também nas lendas populares como local de pernoita do próprio S. Francisco de Assis, que aqui teria descansado durante a sua peregrinação ao túmulo do Santo.

Integrando o circuito das Aldeias Históricas, a monumentalidade de Castelo Rodrigo está patente sob diversas facetas: O Pelourinho manuelino, o Palácio, a Cisterna, a comovente imagem de Santiago Matamouros guardada na Igreja do Reclamador, a Igreja e Convento de Stª Mª de Aguiar e o próprio Castelo de Castelo Rodrigo (com torre de menagem, quadrangular, com seis janelas sacadas e uma poderosa cinta de muralhas apoiada em torreões semicirculares, e três portas: a Nascente, a do Sol e a da Traição, esta com acesso a um túnel que supostamente liga ao Mosteiro próximo).

Escolha o seu alojamento de Turismo Rural perto de Castelo Rodrigo – Aldeia Histórica e seu Castelo